compulsão alimentar

Você é como a Mari ou como a Ana?

Elisabeth C. Wajnryt Aventuras de Mari e Ana, Compulsão Alimentar

Se até aqui, você se identificou com a Ana em mais de um post, você está no caminho certo, de cuidar da sua saúde de uma maneira mais prática e “sem neuras”. Se você se identificou mais com a Mari especialmente no post anterior (Será que tem saída?), saiba que há toda uma linha de profissionais cujo trabalho pode ajudar, abrindo portas de saída para a compulsão alimentar.

compulsão alimentar - Com vocês Mari e Ana!

Existem psicólogos e outros profissionais que pensam que a pressão que sofremos para ter um corpo perfeito e que dietas sucessivas não só não resolvem definitivamente nosso problema com o peso como aumentam a chance de enveredarmos por algum transtorno alimentar. Alguns deles podem ser encontrados no grupo ao qual pertenço, Grupo Corpo e Cultura, que é o braço brasileiro de um movimento maior, o www.endangeredbodies.org que discute essas questões e propõe novos caminhos. Também nutricionistas da linha de Nutrição Comportamental são uma das opções de ajuda. Há psicoterapia, cursos, workshops e livros que podem ser um portal de entrada para novas perspectivas.

Aqui vão algumas referências relacionadas à compulsão alimentar:

“E Foram Magros e Felizes Para sempre”, As Portas de Saída da Compulsão Alimentar, Elisabeth Wajnryt, Ed. Matrix, 2015 (saiba mais)

“Gordura é Uma Questão Feminista”, Susie Orbach, Ed . Record 1978

“Adeus às Dietas”. Hirschmann e Munter, Edit Saraiva, 1991

“O Regime Ideal”, Susan Kano, Edit Saraiva, 1991

“A Experiência Anoréxica”, Marilyn Lawrence, Ed.Summus 1991

“Descobrindo o Prazer Além da Comida, Geneen Roth, Ed. Lua de Papel, 2012

“Nutrição comportamental”, Marle Alvarenga… (et al.), Editora Manole, 2015

“Mundo Fashion modelos e bastidores “, Miriam Tawil, Editora Rideel, 2005

“A Construção do Si Mesmo na Adolescência”, Marcia Briza Morelli, Novas Edições Acadêmicas, Saarbrücken, Deutschland. 2015

“Lindos de Morrer”, Dra Jocelyne Levy Rosenberg, Ed. Celebris, 2004

Se você não sabe quem são Mari e Ana, clique aqui

 

Fique à vontade para escrever um comentário ou me mandar um email (elisabeth@felizes.net) caso tenha dúvidas sobre o melhor caminho a seguir, estou aqui para ajudar!