consciencia alimentar

“Estômago dilatado” e a Consciência Alimentar

Elisabeth C. Wajnryt Consciência Alimentar

Uma pergunta que surgiu na palestra de Consciência Alimentar do Clube Alto de Pinheiros:

Se dieta não adianta porque vem sempre com o rebote de engordar tudo de novo e mais um pouco, o que fazer depois de um período de comilança “inconsciente”, tipo viagem de navio ou o período de sequência de festas que já vem chegando? Parece que o estômago fica “dilatado” e quer continuar a comer mais!

Duas dicas práticas:
Em vez de começar a mandar mensagens de dietas para sua mente, que fatalmente vão ativar comportamentos de “despedidas” com as comidas que você pretende parar de comer nos próximos tempos:
-Vou esperar ter fome para comer de novo.

Assim simples, assim fundamental, assim reequilibrador. Nada de “castigos auto-impostos pelos pecados cometidos”. Já sabemos que isso não dá certo e dura no máximo…três dias!

Reconectar-se com os sinais começando pelo da fome.

Mas e o hábito adquirido de comer mais quantidade?

Nossa segunda dica prática:
Monte seu prato como sempre. Quando estiver na metade, pare de comer e vá fazer outra coisa. Pode ser um telefonema, ler algo, o que você quiser. Espere 20 minutos, pois este é o tempo aproximado que o sinal de saciedade demora para aparecer. Se ainda estiver com fome, volte à seu prato e coma mais metade, repetindo o procedimento de dar um tempo quando chegar na metade dele. E assim por diante. Se ainda estiver com fome, vá comendo desta maneira quanto quiser, mas se não estiver mais com fome, não há motivo para comer o resto e não fica tão difícil parar se a sensação é de conforto e saciedade.

Experimente e compartilhe conosco no Facebook!