mindfulness

Mindfulness, o poder da atenção plena

Elisabeth C. Wajnryt Mindfulness

Mindfulness é um conjunto de técnicas que trabalham o cérebro como se fosse um músculo, reforçando as capacidades de atenção intencional e foco e de regulagem emocional.

Você já deve ter ouvido falar, e se “googlar”, vai achar muita coisa, do conteúdo mais budista ao mais científico.

Eu fico com o mais científico, que na minha opinião, são os autores ligados à neurosciência, especialmente o Dr Daniel Siegel e sua “Roda da Consciência”.

Em meu trabalho clínico, tenho experimentado “customizar” esta técnicas de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Mindfulness para pacientes

Pacientes com TDA ou TDHA (Transtorno de Deficit de Atenção e Transtorno de Deficit de Hiperatividade e Atenção) recebem um imenso benefício da prática organizada em torno de atenção e foco.

Pacientes com Depressão podem se beneficiar da distância objetiva de sua mente dos seus pensamentos negativos.

Pacientes com TOC (Transtorno Obsessivo- Compulsivo) ou com Fobias podem descobrir novas maneiras de lidar com seus sintomas.

Pacientes com traumas podem acalmar-se em relação aos gatilhos que despertam ansiedade.

Pacientes com ansiedade em geral, encontram uma ferramenta poderosa para acalmarem-se.

Pacientes com Compulsão Alimentar conseguem lidar mais efetivamente com as causas emocionais do seu comer. As técnicas específicas de Mindful Eating (comer com atenção plena) constroem Consciência Alimentar e ajudam na mudança de hábitos ligados ao comer ansioso e/ou automático.

 

Qualquer tipo de pessoa pode se beneficiar muito desta prática.

E você? Já experimentou?

 

Foto: pixabay / Nathan C